Dicas literárias

Sexta feira tive o prazer de assistir a mais uma palestra do professor Gary Heir da Universidade de Nova Jersey. E ao final da palestra ele sugeriu 4 livros para leitura por todos nós.

Achei uma ótima dica e resolvi compartilhar com todos vocês.

O primeiro livro é How doctors Think? Livro de Jerome Groopman.

Segue resenha que encontrei na internet:

 O autor  relata que em média, um médico irá interromper um paciente que descreve seus sintomas no prazo de dezoito segundos. Nesse curto espaço de tempo, muitos médicos decidem sobre o provável diagnóstico e o melhor tratamento. Muitas vezes, as decisões feitas dessa forma são corretas, mas em momentos cruciais podem também serem erradas – com consequências catastróficas. Neste livro Jerome Groopman mostra as forças e processos de pensamento por trás das decisões que os médicos tomam. Groopman explora por que os médicos erram e mostra quando e como eles podem – com a nossa ajuda – evitar julgamentos precipitados, abraçar a incerteza, comunicar de forma eficaz, e implantar outras habilidades que podem impactar profundamente em nossa saúde. Este livro é o primeiro a descrever em detalhes os sinais de alerta do pensamento médico e revela como as novas tecnologias podem prejudicar diagnósticos precisos. 

Groopman recorre a uma vasta gama de pesquisas, entrevistas com alguns dos melhores médicos do Estados Unidos, e suas próprias experiências como médico e como paciente. Ele aprendeu muitas lições da maneira mais difícil, a partir de seus próprios erros e dos erros de seus médicos feitos no tratamento de seus próprios problemas.

Fonte: http://www.goodreads.com/book/show/185897.How_Doctors_Think

Para quem quer ver mais, aula de 40 minutos com o autor do livro: http://www.youtube.com/watch?v=h0AEGnQ0L5s

Este livro eu já li por indicação do Prof. Paulo Conti e adorei.

A autora, Lisa Sanders, é médica e foi uma das consultoras da série House-M.D. e explora a necessidade de ouvirmos mais o paciente e reduzir a importância que jogamos aos exames complementares.

Para quem quer saber mais, aqui vai um link de uma matéria publicada no jornal  Folha de São Paulo sobre o livro: http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/967658-dores-e-alergias-sem-explicacao-fazem-medicos-brincarem-de-detetives.shtml

Blink – a decisão num piscar de olhos

Livro escrito pelo jornalista Malcolm Gladwell. Achei interessantíssimo. Segue resenha:

O título ‘Blink – A decisão num piscar de olhos’ pode sugerir algum tratado de auto-ajuda, mas na verdade, o livro analisa a importância do que chamamos de intuição. Trata das decisões instantâneas da parte do nosso cérebro conhecida como ‘inconsciente adaptável’, capaz de realizar raciocínios imediatos e chegar a conclusões antes que tomemos noção consciente do que está acontecendo. O livro explica como funciona esse processo mental e mostra mais exemplos de situações relativas a ele. Como conclusão, Gladwell defende a importância dos dois primeiros segundos em que o ser humano reage a uma situação. ‘Blink’ trata a intuição como importante ferramenta de decisão, um diferencial que deve ser cada vez mais valorizado no mercado de trabalho e na vida pessoal.

E por fim, um livro texto da área: Orofacial Pain and Headache.

Livro editado dos professores Yair Sharav e Rafael Benoliel.

Já li algumas partes e, assim como o Prof. Gary Heir, também indico!

Para saber mais sobre o livro, clique aqui: http://www.sciencedirect.com/science/book/9780723434122

Falando nisso…

Encontrei uma entrevista do professor Gary Heir onde ele cita em quais patologias é possível o uso de medicação tópica: http://www.ijpc.com/rxtriad/pdf/RxTriad_V07_N01_Sample.pdf

7 pensamentos sobre “Dicas literárias

  1. Juliana! simplesmente fantástica sua colaboração, gostei muito. Tenho visto algo à respeito de capsaicina para o tratamento de odontalgias atípicas não sei se o pessoal sabe mas o nome da pomada é MOMENT vendido nas concentrações 0,0255 , 0,050 e 0,075 %, funciona! o paciente coloca numa moldeira para clareamento somente na região do dente em questão, ou da queixa
    continue nos alimentando com seus post “apimentados” obrigado

    • Olá Ivan! Obrigada por ter escrito. Claro, a capsaicina a 0,025% é a medicação tópica para OA, especialmente com comprometimento periférico, é muito utilizada com ou sem a mistura com lidocaína.

      Abraços

  2. Oi, Juliana!

    Aqui é a Thaís de Brasília. Adorei as indicações literárias. Você já leu Outliers do Malcom também? Vale super a pena! Já ouviu falar nos bem nascidos? Minha mãe usava este termo… Mãezinha sábia! hehe Então, neste ele analisa os nascimentos, desenvolvimento cognitivo e sucesso futuro.

  3. Pingback: OdontofoGUIA! #80 | Medo de Dentista

  4. Obrigada pelas dicas, Juliana. Vou procurar lê-los. Abraço, Cláudia   

Os comentários estão desativados.