Mil curtidas e a felicidade

Esta semana a página do Facebook do blog atingiu a incrível marca de 1000 curtidas! 🙂

Você pode pensar: Ah! Dezenas de páginas tem quase um milhão de curtidas e ela está feliz por mil? Gente, mil curtidas em uma página com um tema tão específico e tão desconhecido e ainda por cima destinada a profissionais! Nossa, é muita felicidade! Felicidade que me move desde a primeira visita ao blog em 2010, desde o primeiro comentário positivo, desde o primeiro email elogiando e também criticando, pedindo. É meu trabalho causando impacto e impacto, acreditem, é muito importante.

Achei que este era o momento perfeito para reproduzir aqui algo que li no facebook através do fantástico professor Marcelo Bigal. Pedi licença a ele para reproduzir aqui suas palavras sobre a neurologia da felicidade.

Pesquisas recentes, bastante sofisticadas, mostram que não é a realidade que molda o cérebro, mas as lentes através das quais o cérebro vê o mundo moldam a realidade. A despeito de um dia conter inúmeros eventos positivos e também negativos, somos bombardeados pelos negativos (corrupção, violência, economia). E passamos a ver o mundo negativamente. Nos tornamos pessimistas, cínicos e extremamente competitivos. 

Mas as mesmas pesquisas mostram que o sucesso não traz felicidade, mas o otimisto e a felicidade predispõe ao sucesso, nos tornando mais equilibrados. 

Precisamos, portanto, neutralizar o bombardeio negativo diário. Shawn Achor, pesquisador da “Psicologia da Felicidade” propõe 5 exercícios diários. Eles estão abaixo. Toda a pesquisa que tenho acompanhado valida esses exercícios. 
1) Diariamente identifique 3 motivos que sua vida lhe oferece para que vc se sinta feliz
2) Anote (escreva) uma experiência positiva que vc teve nas últimas 24 horas, mesmo que pequena (reencontrar um amigo, um beijo inesperado, um sucesso no trabalho)
3) Exercite-se (fisicamente) para liberar endorfinas, que são associadas ao prazer.
4) Reflita (ou medite) sobre o seu dia (neutraliza o bombardeio da informação negativa)
5) Promova atos aleatórios de bondade. IMPORTANTE. Aqui não conta a bondade esperada (com o irmão, a esposa). Mas pequenos atos com estranhos…abrir uma porta, dar um sorriso, dar passagem, ajudar alguém que não esperava sua ajuda.
PARA QUEM ACHA ISSO AUTO-AJUDA DE SEGUNDA CLASSE, exames sofisticados de neuroimagem em quem pratica esses princípios mostram a mudança da circuitaria cerebral!
 Marcelo E. Bigal

 

 

Aproveito para anexar a palestra de Shawn Achor e um trailer bacana sobre seu livro.

Felicidade melhora a nossa produtividade, acreditem e pratiquem! 🙂

E se você ainda não curtiu, vá lá! www.facebook.com/dororofacial

Abraços a todos

7 pensamentos sobre “Mil curtidas e a felicidade

  1. Pingback: OdontofoGUIA! #77 | Medo de Dentista

Os comentários estão desativados.