Sono e memória

Um em cada 5 adultos nos Estados Unidos apresentam sinais de insônia crônica. Sabe-se que a privação do sono está relacionada à outros problemas de saúde como obesidade, problemas cardio-vasculares e de memória. Assim, insônia crônica é um problema sério de saúde.

Recebi por email ontem um arquivo em PDF com paineis apresentados durante o congresso Neuroscience 2012 que aconteceu semana passada em Nova Orleans, EUA. De modo geral estes trabalhos mostraram que a privação do sono pode influenciar a atividade coordenada do sistema nervoso central, o que pode prejudicar a memória recente, alterar o comportamento dos neurônios cerebrais e até mesmo contribuir para a doença de Alzheimer. E olhe só, perder meia noite de sono já prejudica esta memória recente.

Assim, como relatou o professor Clifford Saper da Faculdade de Medicina de Harvard, não se pode subestimar a importância de uma boa noite de sono. Isso se estende também a problemas relacionados a dor crônica com prejuízo a modulação da dor e ao restabelecimento da musculatura, por exemplo. A insônia colabora para a perpetuação do quadro de dor crônica.

Assim, não deixem de questionar seus pacientes com relação à qualidade do sono. Clique aqui e leia mais sobre higiene do sono.

Para ler o arquivo completo sobre os paineis apresentados no congresso, clique aqui.

Abraços a todos e boa semana!

 

Um pensamento sobre “Sono e memória

  1. Pingback: OdontofoGUIA! #74 | Medo de Dentista

Os comentários estão desativados.