Sinestesia em dor

De vez em quando eu me perco na internet. De vez em quando não, eu diria que ultimamente frequentemente. Como assim perdida? Simplesmente tenho um objetivo de pesquisa, mas vagueio por outros sites… Num destes desvaneios, encontrei estudos sobre sinestesia relacionado a dor em blog da revista Nature.

Hum, como assim, sinestesia?

Sinestesia = confusão dos sentidos.

Para curiosidade geral, 61 tipos de sinestesia foram já identificadas! Segundo o texto, a mais comum seria a sinestesia cor-gráfico onde o indivíduo afetado percebe letras ou números borrados ou tingidos por cor (não entendi bem isso, já aconteceu com alguém?). Então há vários tipos de sinestesia, misturando cores com sabores, sons com toques, visão com temperatura, etc….

E a dor? Bem a sinestesia da dor envolve emoção. Nesta o indivíduo percebe nele mesmo a dor física sentida por outros. Confuso? Bem um exemplo prático é o que sentimos quando vemos uma pessoa ferida, aquele frio na barriga, na espinha, aquela dor no meu dedo mesmo.

Será que o que eu apresento é isso? Não posso ver um dedo roxo que foi prensado na porta do carro, aquela unha que está descolada, e pasmem, apesar de dentista, não suporto assistir cortes de tecido, nem mesmo gengival.

Será que uma criança apresentando este quadro não é capaz de relatar a mesma dor apresentada pela mãe? Eu pensei nisso quando li.

O post segue explicando que um outro tipo de somestesia ocorria naquelas pessoas que tem um membro amputado, na dor fantasma, que tem o maior exemplo na dor orofacial, a odontalgia atípica.

O outro post é igualmente interessante. Desta vez os pesquisadores tentam entender a “frieza” médica frente a dor. Ele inicia relatando que sempre é dito ao estudante de medicina: “você precisa ter estômago para se manter nesta profissão”. A descoberta de um novo estudo com neuroimagem mostra que é possível modificar a resposta cerebral frente a dor percebida por outros.

A mensagem que fica do sinestésico: Eu sei o que você está sentindo, mesmo!

Para ler mais: http://neurokuz.blogspot.com/search/label/pain

http://www.livescience.com/health/070617_touching_faces.html

http://www.theness.com/neurologicablog/?p=592

http://www.search.com/reference/Synesthesia

http://scienceblogs.com/cognitivedaily/2010/01/synesthesia_and_the_mcgurk_eff.php