Dor persistente nos músculos orofaciais

Dor persistente nos músculos orofaciais: este foi o tema escolhido por um grupo de professores e pesquisadores em Dor Orofacial para escrever uma ótima revisão que fez parte do último número da revista Oral Diseases.

Todo o último número desta revista foi destinado a publicação de revisões sistemáticas e textos sobre direções futuras de práticas especiais, formação e investigação na área de Medicina Oral, produzidos a partir do V Workshop Mundial. O colega Paulo Pimentel também publicou em seu blog, o Medicina Oral, um dos textos publicados nesta edição.

Neste artigo,  os autores sugerem um novo termo descritivo mialgia orofacial persistente: dor persistente nos músculos orofaciais (POMP) e analisam os dados atuais que apóiam a hipótese de que a indução de POMP envolve a interação entre uma fonte nociceptiva periférica no músculo, um componente do sistema nervoso central e déficit na capacidade de modulação da dor. Neste contexto, é amplamente aceito que uma complexa interação de ​​fatores intrínsecos e extrínsecos participem na indução de POMP e de disfunção.

Vale a pena a leitura críica deste artigo publicado por nomes de peso: Benoliel, Svensson, Gary Heir, Sirois, Zakrzewska,  Oke-Nwosu, Torres,Greenberg, Klasser,  Katz e Eliav.

E para nos deixar mais felizes, o acesso aos artigos é gratuito!! Não tem desculpa para não ler. Se não souber inglês, use o Google Tradutor, que a cada dia que passa fica melhor!

Aqui o link para a revista toda: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/odi.2011.17.issue-s1/issuetoc

 

E vou aproveitar esta postagem para divulgar algumas novidades (olha o merchammmm):

Será que encontro vocês nestes eventos??? 🙂

Boa semana!