De volta a ativa!

Olá!! Estou de volta!

Tudo bem que 2015 já começou faz tempo mas tirei alguns dias para descansar, longe da Dor Orofacial, e portanto só agora começaremos o ano por aqui! 🙂

Pensando no que escreveria aqui neste primeiro texto, resolvi fazer um apanhado das novidades e cursos que vi nas redes sociais, no PubMed e nos sites em geral nos últimos dias. O título da postagem deveria ser: o que chamou a minha atenção nestes dias. E olha, não foi pouca coisa!

  • Abriram as inscrições para o II Congresso Brasileiro de Dor Orofacial da SBDOF e agora também é possível visualizar toda a programação! E… eu vou falar no congresso! Bem, quem me conhece sabe que vou estar mega nervosa, mas prometo dar o meu melhor. O tema? Bruxismo do sono e DTM: casamento ou divórcio? Rs… A presença internacional será do Prof. Eli Eliav. Eu assisti a uma aula dele no Congresso da AAOP ano passado e acho que foi uma das melhores que assisti. Tanto que rendeu uma postagem aqui no blog. Leia aqui! Também devo lembrar a vocês que haverá o Prêmio Prof. Eleuterio Martins ao melhor trabalho apresentado durante o congresso! Olha aí a chance de você expor o seu! Vejam o site oficial do evento clicando aqui.
  • E por falar em Bruxismo do Sono, sempre que ministro uma aula falo aos colegas que prestem atenção nos artigos publicados pelo Prof. Gilles Lavigne. E agora em janeiro vi que uma revisão livre que traz ele como co-autor foi publicada e com acesso gratuito! Aproveite para rever seus conhecimentos! O link está aqui.
  • Ainda sobre bruxismo (este tema nunca acaba por aqui, não é mesmo?) quero contar a todos que eu e a Adriana Lira Ortega vamos viajar muito pelo Brasil este ano com o Dia do Bruxismo! João Pessoa, Belo Horizonte, Florianópolis e São Paulo já estão no mapa. Aguardem as novas datas e novos locais! Em breve colocarei por aqui.
  • Para quem ao CIOSP este ano, a dica é assistir a palestra da Adriana sobre DTM em Odontopediatria. Ela me disse que será uma palestra completinha mostrando a presença da DTM na clínica do Odontopediatra, quais os fatores de risco e ainda o que há em tratamento para estas crianças. Vamos lá conhecer um pouco mais sobre dor orofacial na população infantil! Dia 25/01 às 16 hs.
  • O professor Paulo Conti concedeu uma entrevista bacana sobre a especialidade de DTM e Dor Orofacial no jornal do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais. Aqui o link para a entrevista.
  • Olhem só! A página do Bauru Orofacial Pain Group no Facebook ultrapassou 1000 curtidas! Conheçam a página. Sempre colocam os últimos trabalhos apresentados ou publicados pelo grupo e você poderá ter acesso. Além disso, o curso de Atualização em DTM e Dor Orofacial do IEO-Bauru começará no finalzinho de Fevereiro. Como já falei aqui, este curso é direcionado tanto aos profissionais que desejam ter um primeiro contato com a área, como a especialistas que queiram reciclar. Para inscrições e mais informações o site é www.ieobauru.com.br
  • O  neurologista e professor Marcelo Bigal avisa aos colegas interessados no estudo da Dor e cefaleias que no próximo dia 12/02/2015 ministrará uma conferência via web, como parte do Fórum de Dor de Havard. Após esta conferência haverá debate com grandes cientistas como Rami Burstein (Havard), Andrew Russo (University of Iowa), Stephen Silberstein (Thomas Jefferson University) e moderação de Greg Dussor (University of Texas). Olhem só, é gratuito mas a inscrição é necessário. O horário será 12 às 13:30 (horário local), 15 – 16:30 (horário de Brasília). Para saber mais clique aqui! Eu não vou perder por nada! Já fiz minha inscrição. Em 2011 publiquei uma entrevista que li com o professor Marcelo Bigal e guardei para sempre sua frase: “Tenha paciência! Diagnóstico requer tempo”. 
  • E super bacana também é acompanhar o site Pain Research Forum, mantido pela Universidade de Havard com conteúdo do Havard NeuroDiscovery Center, que promovem o webinar no qual falei acima. Sugiro a todos que se cadastrem (é gratuito). Mesmo sem cadastro, é possível visualizar os artigos do mês escolhidos pelos editores, ver as últimas pesquisas no campo da dor, participar do fórum, acompanhar todos os eventos vindouros e as resenhas do mês. O site me lembra muito o Dor On-Line (outro site que adoro e acompanho sempre!). Uma das seções do site que mais gostei é Classic Papers, dedicada a listar artigos clássicos sobre dor, aqueles do tipo tem que ler! Destaque para o artigo que pela primeira vez mostrou o papel do efeito placebo na analgesia (foi em dor dentária, artigo de 1978, um verdadeiro clássico! 😉 ). Vejam também a história interessante descrita no fórum sobre a ligação entre sensibilização e catastrofização.
  • Há algum tempo (mais precisamente há 5 anos atrás, rs…) coloquei aqui que em Janeiro as revistas científicas costumam lançar edições ou artigos gratuitos, como uma amostra grátis aos que não são assinantes ainda (vejam a Headache por exemplo). Mas fiquem de olho! Várias revistas já possuem uma seção de artigos abertos. Vi na Pain e no Journal of Dentistry, mas acredito que outras revistas vão aderir a isso, já que quando o autor submete um trabalho, há a opção de escolher para que ele fique disponível gratuitamente para leitura (pena que ainda é muito oneroso ao autor).
  • Da série não é sobre Dor Orofacial mas é muito legal: Scannable, um aplicativo desenhado para scanear documentos. Já há algum tempo que uso o Evernote para guardar tudo da minha vida profissional (de artigos científicos a fichas clínicas) e agora este aplicativo caiu como uma luva! É possível salvar toda a documentação de seus pacientes que estão no papel e transferir para o Evernote ou guardar onde achar melhor rapidamente. Achei tão bom e útil que estou compartilhando a ideia! Aliás, conheçam o Evernote (ganho nada para isso não, mas bem que poderia né?), para mim o melhor programa/aplicativo que uso no dia-dia.
  • E em fevereiro o blog fará 5 anos! O tempo passa realmente muito rápido!

Que 2015 seja excelente para todos nós! 🙂

4 pensamentos sobre “De volta a ativa!

  1. Oi, Juliana!
    valeu a pena o apanhado! Entre outras coisas, vou me dedicar ao estudo da dor com mais atenção. Já te acompanho a um tempo. Siga com o trabalho que é um ótimo suporte nos estudos.
    Obrigado!

  2. Boa noite Juliana. Tem certeza que conseguiu ficar desligada da dor orofacial? E num minuto preparou tudo isto para seus súditos?😄😄😄
    Parabéns é obrigado

Os comentários estão desativados.