Reunião dos especialistas em DTM e Dor Orofacial

Em janeiro de 2011, durante o Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, o CIOSP, aconteceu um encontro entre especialistas de Disfunção Temporomandibular (DTM) e Dor Orofacial para discutir rumos desta especialidade no Brasil.

Foram convidados por carta a comparecer todos os especialistas registrados no Conselho Federal de Odontologia (CFO) que gentilmente forneceu o endereço destes cirurgiões dentistas.

Foram enviadas 864 cartas, 86 dentistas confirmaram a presença e cerca de 65 compareceram. Eu fiquei muito feliz com a repercussão e espero que na próxima reunião mais colegas compareçam! A mobilização em torno da divulgação desta especialidade no Brasil é muito importante!

Segue abaixo trechos do texto escrito pelo colega José Luiz Peixoto Filho sobre a reunião:

“Na primeira parte da reunião foram proferidas três palestras curtas, onde o Dr. Reynaldo discorreu sobre a importância do conhecimento científico baseado em evidências nessa área e também a dificuldade de se fazer chegar ao Clínico Geral informações atuais bem fundamentadas sobre procedimentos de diagnóstico e tratamento, além de comentar sobre questões éticas relativas à aplicação clínica de procedimentos de diagnóstico e tratamento cuja eficiência ainda não estão adequadamente comprovadas. A ele seguiu-se o Dr. Paulo Conti que enfatizou a importância de se estabelecer um conteúdo curricular mínimo para ser ministrado em cursos de pós-graduação na área de DTM e Dor Orofacial, citando como modelo a ser seguido e adaptado a nossa realidade recente artigo publicado no Journal of Orofacial Pain (vol 24, n 4, 2010) que representa a visão da Academia Americana de Dor Orofacial (AAOP – American Academy of Orofacial Pain) sobre o assunto. Segundo ele, isso se faz necessário a fim de se diminuir a disparidade de procedimentos clínicos frequentemente observados no atendimento de pacientes sofredores de DTM.

O Dr. José Luiz fez a leitura e explicação da “Declaração Oficial de Informação sobre as DTM – AADR 2010” (disponível on-line em http://www.aadronline.org/i4a/pages/index.cfm?pageid=3465) que foi elaborada por membros do grupo de Neurociências da Academia de Pesquisa Odontológica Americana (American Academy of Dental Research) e que é considerada o texto de posicionamento oficial tanto dela quanto da Associação Internacional de Pesquisa Odontológica (International Association of Dental Research) sobre os temas diagnóstico e tratamento das DTM lançada em março de 2010 e presente tanto blogs brasileiros (www.rlmjdtm.ning.com e http://www.julianadentista.com) quanto em revistas internacionais de peso como a JADA, AJODO e OOOOE. Sobre ela, o Professor Charles Greene (que coordenou sua elaboração) emitiu a seguinte declaração: ”… é definitivamente verdade que a Declaração sobre as DTM que está no site da AADR pode ser reproduzida tanto on-line quanto em periódicos em todo o mundo. Ela é uma “Declaração de Informação Científica” direcionada tanto para o público em geral quanto para os clínicos que atuam nessa área.” A tradução do texto pode ser vista aqui.

Antes do intervalo, as apresentações foram debatidas com os colegas presentes finalizando com a manifestação da maior parte dos presentes da necessidade de se estudar a criação de uma entidade de especialistas nessa área com o objetivo de avançar tanto o conhecimento e ensino quanto a divulgação da especialidade no Brasil. Na segunda etapa do encontro, os colegas presentes foram divididos em dois grupos: um destinado a traçar metas para a criação dessa nova entidade e o outro destinado a estudar propostas relativas ao ensino da especialidade em cursos de graduação, pós-graduação e atualização profissional no Brasil.

…só com a mobilização dos especialistas brasileiros em DTM e Dor Orofacial a especialidade alcançará enfim o status profissional que merece tanto frente à área de Saúde em geral quanto ao público que necessita de atendimento especializado de qualidade.”

 

6 pensamentos sobre “Reunião dos especialistas em DTM e Dor Orofacial

  1. Ola Juliana , primeiramente , parabens pelo blog. Infelizmente acho que alguns Especialistas nao receberam a carta, acabei sabendo em cima da hora pelos colegas acima citados .Outras oportunidades virao. Abraco.

    • Oi Marcelo! Obrigada por acompanhar o blog. Infelizmente sei que isso aconteceu com alguns colegas, até mesmo alguns que estavam lá. A fonte de informação que tínhamos foi a listagem do CFO. Peço que você verifique se seu endereço está correto junto ao Conselho. Provavelmente teremos mais reuniões e mais uma vez utilizaremos esta listagem do CFO! Mesmo assim, como sempre estamos em contato, ficará mais fácil avisá-lo!
      Abraços

Os comentários estão desativados.