Hoje fui compartilhar uma foto da página Dor Orofacial baseada em Evidências no Facebook e comecei a escrever, escrever… Pronto! Virou um daqueles textos longos que ninguém lê ao abrir o Facebook no seu celular! rs…
Assim, resolvi compartilhar aqui. Quem sabe alguém lê e troca uma ideia comigo! 🙂
Foto e textão abaixo! 🙂
Vi este slide na página Dor orofacial baseada em evidências no Facebook e questionei: por que alguns temas sempre são citados e se persistem tanto no assunto nas redes sociais? É má oclusão que não é causa de DTM, é ortodontia que não trata DTM…
Para minha prática clínica hoje estes assuntos estão tão distantes que chego a pensar que talvez nem precisamos mais citá-los.
Mas basta eu entrar no Facebook ou mesmo ministrar uma aula para entender que estou errada.
Ainda é preciso falar muito sobre isso. Ainda há pacientes que se submetem a ajuste oclusal ou aparelho ortodôntico para controle de sintomas de migrânea (vulgo enxaqueca, e não, você não leu errado).
Por que? Desconhecimento por parte dos profissionais sobre DTM e Dor Orofacial. Vejo que dentistas são curiosos e buscam entender técnicas, querem logo saber como se faz um aparelho, placa, como aplicar a laserterapia, qual a dose do medicamento, como injetar uma substância MAS esquecem que o primeiro passo é o diagnóstico.
Estudem o que é DTM, quais seus tipos, quais dores orofaciais parecem DTM mas não são, qual cefaleia pode acometer a região facial, …., tanta coisa…
Só então, afiados no diagnóstico, aí escolha a ferramenta que seja mais apropriada para tratamento, baseado tanto na sua experiência clínica como em evidências cientificas (mais custo e desejo do paciente).
MAS não, não precisa ajustar a oclusão para controle da grande maioria dos sintomas de DTM, nem instalar um aparelho ortodôntico.
Só queria também aproveitar e deixar claro que quando falo sobre oclusão não estou desprezando.
É de suma importância o estudo da oclusão para a Odontologia. Estudo este que também é muitas vezes negligenciado pelos cirurgiões dentistas (por incrível que pareça).
Traumas oclusais prejudicam a mastigação e consequentemente a nutrição do paciente. Traumas oclusais podem gerar dores dentárias (que não é DTM).
Vamos nos atualizar sempre.
Vamos diagnosticar antes de propor tratamento.
Bom dia! 🙂
Fui aluna sua no curso de DTM em BH .Esse curso foi coordenado por Ricardo Tanus e achei sua aula fantástica. Gostaria de me especializar em Bauru para ser sua aluna,mas fica muito longe prá mim,pois moro no sul de Minas.Portanto,peço que continue mandando esses posts que Adoro. Obgda.Um abraço. Eniara
E`´verdade,como ainda hoje a gente escuta esta relação equivocada.Com tantos meios p buscar conhecimento…