Vídeo sobre terapia com placebo

Hoje pela manhã recebi um email do meu amigo e mestre Márcio Bittencourt sobre um blog fantástico de neurociências, de um psicólogo, Dr. Shock.

Passeando pelo blog encontrei uma postagem sobre efeito placebo com um vídeo fantástico! Assistam! Altamente recomendado!

Bem, esta semana o ritmo é de ansiedade! Se há algo no mundo que espero todo ano é o carnaval! Isso mesmo, vamos sambar e esquecer da dor! Agora é só planejamento da fantasia! 🙂

———————————————————-

Atualização!

O colega José Luiz Peixoto Filho deixou nos comentários o link para a versão legendada para o português do vídeo acima! Quem preferir está logo abaixo.

Obrigada José Luiz!!! 🙂

Quem fez a legenda do vídeo foi Felipe Epaminondas, mestre em psicologia e especialista em psicopatologia pela PUC-GO e professor do ILES/ULBRA de Itumbiara e da pós-graduação na PUC-GO.

O blog dele é: http://scienceblogs.com.br/psicologico/

9 pensamentos sobre “Vídeo sobre terapia com placebo

  1. Gostei das considerações do Dr.schock com respeito ao placebo que no final das contas além de não ajudar em nada ainda prejudica quem muito precisa de ajuda.
    Durante os anos de trabalho em Odontologia notei que a dor poderia amenizar ou desaparecer pela mente do paciente. Num determinado momento da dor intoxicamos qualquer área do corpo com ácido lático por motivo de qualquer tensão e ficamos com dor.

    • Elvira,
      Não entendi como o placebo não ajuda em nada. Na verdade, todo o tratamento em sua eficácia tem uma porcentagem de atuação do efeito placebo, não é?
      Abraços

Os comentários estão desativados.