Balanço geral

Olá 2011!

Este blog tem como alicerce a plataforma WordPress. E hoje recebi um email simpático deste site com dados sobre o desempenho do blog em 2010! Achei tão interessante que vou compartilhar com vocês.

O blog começou no finalzinho de fevereiro de forma tímida, ou seja, ainda não fez nem um aninho. Entretanto foi a partir de março que realmente dei o chute inicial para a bola começar a rolar.

Achei graça que o email do WordPress começa assim: achamos que o desempenho do seu blog foi fantástico! 🙂 Eu também achei. E juro que não esperava um retorno tão intenso assim. São colegas da área da saúde e pacientes que entraram em contato seja por aqui, seja via email. Obrigada pelo feedback!!!

Então olhem só o segundo trecho do email:

Números apetitosos

Um navio de carga médio pode transportar cerca de 4.500 contentores. Este blog foi visitado23,000 vezes em 2010. Se cada visita fosse um contentor, o seu blog enchia cerca de 5 navios.

Em 2010, escreveu 91 novos artigos, nada mau para o primeiro ano! Fez upload de 140 imagens, ocupando um total de 28mb. Isso equivale a cerca de 3 imagens por semana.

O seu dia mais ativo do ano foi 29 de março com 215 visitas. O artigo mais popular desse dia foi Declaração da Associação Americana de Pesquisa Odontológica sobre DTM.

Que bacana!!! É muita visita para um blog que é dedicado aos profissionais da saúde e tem como tema DOR OROFACIAL.

De onde vieram?

Os sites que mais tráfego lhe enviaram em 2010 foram twitter.comrlmjdtm.ning.com,facebook.commail.live.comnetdentista.com

Alguns visitantes vieram dos motores de busca, sobretudo por por dentro da dor orofacialdor orofacialbruxismoneuroma traumáticojuliana dentista

Devo agradecer a duas pessoas em especial: primeiro ao JV do Blog do Dentista, por ser um modelo a ser seguido quando se fala em Odontologia na Internet e por passar tantas dicas para nós! A ele devo não só o tráfego vindo de seu site mas também do facebook, que confesso que não achava a menor graça e que agora não passo um dia sem visitar! O segundo agradecimento é ao amigo Reynaldo, que também não canso de citar aqui no blog pelo trabalho realizado na área da dor orofacial. O site dele é sem dúvida aquele que mais visito!

O mail.live vem das pessoas que assinam o blog, ou seja, que recebem as postagens diretamente em suas caixas de emails. Se você ainda não assinou e quer ficar Por Dentro da Dor Orofacial (olha o “mercham”…. rs!) basta colocar seu email na caixinha que está na parte superior da barra lateral, ao lado direito.

Com relação às palavras chaves utilizadas no google, fiquei também feliz pelas pessoas procurarem não só pelo meu nome, mas também pelo título do blog. Fiquei impressionada e satisfeita em ver que neuroma traumático foi uma das palavras que mais gerou tráfego ao meu blog! Espero que a postagem sobre neuroma seja realmente fonte de informação. Precisamos disseminar informações sobre dor neuropática especialmente entre os cirurgiões dentistas!

Atrações em 2010

Estes são os artigos e páginas mais visitados em 2010.

1

Declaração da Associação Americana de Pesquisa Odontológica sobre DTMmarço, 2010
3 comentários

2

Aos pacientes

3

Sobre Juliana…

4

Amostra grátis de revistas internacionaisabril, 2010
2 comentários

5

Sorteio – Thermo Maxx!julho, 2010
79 comentários

 

Eu havia dito que a postagem sobre amostras grátis de revistas havia sido a mais visitada em 2010, mas acho que me enganei! Esta postagem da declaração da AADR é realmente importante e esta está neste momento sendo aceita por diversas associações ligadas a dor orofacial do mundo todo.

Quando eu criei o blog quis direcioná-lo aos profissionais da saúde e não aos pacientes porque percebi uma lacuna nisso. Já vi vários sites e blogs dedicados a pacientes com informação clara e eficiente. Mas reconheço que pelo google chegam aqui vários em busca de auxílio. Por ética não publico os comentários destes pacientes, especialmente aqueles com descrição de sintomas e sinais clínicos, mas não os deixo de responder via email onde sempre encaminho-os à clínicas em universidades e/ou especialistas em dor orofacial mais próximos de suas residências. Acredito sempre que sem diagnóstico não há sugestão de tratamento. Abomino aqueles que sugerem tratamento via internet, sem ao menos ter conhecimento suficiente, e ao meu ver isso vem como correta anamnese e exame físico, da situação do paciente. Dediquei aos pacientes apenas uma pequena página, com informações básicas sobre dor orofacial, mas que possam estimular a busca destes pelo conhecimento de sua situação. A eles mais uma vez: procurem sempre um bom profissional com conhecimento em dor orofacial e nunca uma consulta virtual.

Desejos para 2011: que o blog cresça ainda mais, que eu consiga ter uma certa regularidade em publicações (aiaiai) e que minha especialidade seja mais reconhecida!

E muito dinheiro no bolso, saúde prá dar e vender….