Vamos nos atualizar!

As pessoas sempre me perguntam como faço para estudar ou me manter atualizada sobre os assuntos ligados à Dor Orofacial e hoje resolvi contar um pouco sobre esta rotina!

Primeiro, sou frequentadora do site PubMed. Antes de ministrar uma aula, de escrever algo aqui, de uma reunião de pesquisa, de postar algo no Facebook (ou qualquer rede social) passo por lá e vejo os últimos trabalhos publicados sobre o assunto. Além disso, o site tem uma ferramenta para que possamos programar o envio de emails sempre que um artigo for publicado dentro da busca em que você faz.

Por exemplo, programei há anos (desde quando fiz especialização) para que me enviassem alertas quando um artigo novo fosse publicado com as palavras chave: fibromyalgia and temporomandibular and disorders. Pronto, não passa um sem eu ter visto. Claro que nem tudo me interessa e nem tudo eu consigo ler, mas aqueles realmente interessantes não deixo de ver! Para que você também faça sua busca, salve seus favoritos e etc, é preciso fazer um cadastro (está escrito Sign in NCBI). Facilita muito a vida!

Outra forma de se manter atualizado é escolher as revistas de maior impacto na sua área de atuação e fazer um cadastro para receber um alerta sobre os artigos recentemente publicados. (Leia aqui sobre Fator de Impacto) Bem, confesso que recebo estes emails mas muitas vezes deleto sem ver… A tal falta de tempo… Mas da revista Pain eu não deixo de abrir!

No Facebook também há uma forma de separar o joio do trigo e ver apenas coisas bacanas publicadas. Curto algumas páginas relacionadas a Dor Orofacial e as deixo na minha lista de interesses (veja aqui como fazer isso).Assim tenho acesso ao que realmente me interessa lá. Algumas das páginas que estão por lá: Bauru Orofacial Pain Group; Dia do Bruxismo; Dor On-line; Gapedoc; Neurociências aplicadas a longevidade, reabilitação e aprendizagem; Sociedade Brasileira de DTM e Dor OrofacialNeuroscientist NewsNeuroscience ResearchersDor orofacial baseada em evidências; SBED – Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor; Cefaleia web, entre tantas! 

A última ferramenta que tenho utilizado é o site Pain Research Forum. Neste há uma coluna (Paper of the Week) onde estão os últimos artigos publicados sobre dor, escolhidos pelo editor do site e pela American Pain Society, em uma determinada semana. É preciso verificar pelo título pois nem todos são relacionados a nossa área (mas não menos interessantes) e ainda, se a palavra Article estiver logo abaixo é sinal de que o acesso ao artigo é gratuito! Logo abaixo alguns títulos dos artigos que escolhi nesta lista esta semana (gratuitos!):

Ei, tem alguma dica de site e quer contar para todo mundo? Deixe seu comentário!

Falando nisso…

Estamos com inscrições abertas ao Curso de Atualização em DTM e Dor Orofacial em Florianópolis na ABO-SC! O curso é coordenado pelo Prof. Paulo Conti e por mim e conta com professores convidados. Serão 10 módulos, com aulas teóricas e muita clínica. Começa no final de Junho. Para mais informações, acesse o site www.dor.odo.br

folder floripa.001