Campanha para ajudar pacientes com câncer a sofrerem menos com dor

Recebi recentemente um email da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica solicitando ajuda para divulgação de uma campanha de mobilização para reduzir a dor em pacientes oncológicos.

Reproduzo abaixo para que vocês também possam participar!

O Instituto Espaço de Vida e a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) – e demais entidades de defesa ao paciente e sociedades médicas – estão fazendo uma campanha para convencer a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a alterar as diretrizes de utilização do tratamento domiciliar oral contra o efeito colateral dor do tratamento contra o câncer, ou seja, obrigar os planos de saúde a garantirem mais qualidade de vida para quem sofre de dor relacionada ao câncer.

Hoje, a ANS só obriga que os planos de saúde forneçam aos pacientes oncológicos medicação para tratar dores ligadas ao sistema nervoso (neuropatia – aquela sensação de formigamento que ocorre nas extremidades do corpo – pés a mãos). Os outros tipos de dor, como a nociceptiva (relacionada a uma lesão, por exemplo) ou mistas, não são cobertas pelos planos de saúde. Esse cenário discrimina os pacientes com dores oncológicas que não são neuropáticas e diminui a qualidade de vida de muitas pessoas que sofrem com o câncer!

A cada 2 anos, a ANS atualiza a Resolução Normativa que define o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, ou seja, o que o usuário de planos de saúde tem direito em termos de diagnóstico, tratamento, acompanhamento, medicamentos, etc. Antes do Rol de Procedimentos ficar disponível, essa atualização pode receber contribuições para alteração do público em forma de Consulta Pública (CP) e todos nós podemos contribuir!

Para que mudanças aconteçam e o acesso aos medicamentos seja amplo e irrestrito, garantindo menos sofrimentos aos pacientes, é preciso que seja alcançado o maior número possível de contribuições! Compartilhem no Facebook e em outras redes sociais!

Vejam:http://www.espacodevida.org.br/noticias/consulta-publica-para-oferta-de-medicamentos-para-dor-em-pacientes-com-cancer-ans-cp-n-59-2145/#.VYlfBPlVhHx

Mobilização Urgente

 

Consulta Pública para oferta de medicamentos para dor em pacientes com câncer – ANS CP nº 59

 

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é um órgão do governo brasileiroresponsável pela controle de procedimentos, fornecimento de medicamentos e outros assuntos relacionados aos planos de saúde. A cada 2 anos, acontece a atualização da Resolução Normativa que define o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, ou seja, o que o usuário de planos de saúde tem direito em termos de diagnostico, tratamento, acompanhamento, medicamentos etc.  Antes do Rol de Procedimentos ficar disponível,  essa atualização pode receber contribuições para alteração do publico em forma de Consulta Pública (CP)  e todos nos podemos contribuir. 

Ao longo do período em que a CP de atualização do Rol de Procedimentos 2015/2016 estiver disponível, o Instituto Espaço de Vida fará uma serie de contribuições solicitando alterações dos textos apresentados e  pedimos sua ajuda!

Para começar:  5 minutos do seu tempo para que os pacientes oncológicos (qualquer tipo de câncer)  não sintam mais dor. 

 

Precisamos convencer a ANS a alterar as diretrizes de utilização do tratamento domiciliar oral contra o efeito colateral do tratamento contra o câncer. Hoje, só é oferecida medicação às dores ligadas ao sistema nervoso (neuropatia – aquela sensação de formigamento que ocorre nas extremidades do corpo – pés e mãos) . 

Com a sua colaboração, esperamos que a ANS altere esse capitulo e disponibilize medicamentos  para todas as dores causadas durante o tratamento do câncer.

 

Para participar, basta seguir o passo a passo, abaixo.

 

Contamos com a sua participação! Muito obrigado!

 

Instituto Espaço de Vida

www.espacodevida.org.br

Como participar em 10 passos:

Para participar é preciso entrar no site da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) neste link e seguir os passos abaixo:

 1. Use a barra de rolagem para chegar a “Faça sua a contribuição”.

2. Utilize o formulário para escrever seus dados pessoais.

3. Em “Tipo de usuário”, selecione “prestador de serviços”, se médico ou profissional de saúde. Se for paciente, escolha “consumidor”.

4.  No campo “Tipo de contribuição”, selecione “Alteração de Diretriz de Utilização”.

5. Abaixo, estará o campo de busca “Termo a pesquisar”. Digite “antineoplásicos” e clique em pesquisar (verifique se o seu computador está com antipop-ups ).

6. Uma janela aparecerá. Você deve escolher o item “MEDICAMENTOS PARA O CONTROLE DE EFEITOS ADVERSOS E ADJUVANTES”. Depois, aperte em “Continuar”.

7. Digite o código que aparecerá no formulário antes de enviar a contribuição.

8. Haverá dois  campos  para preencher. No primeiro, você deverá copiar a nova diretriz sugerida exatamente com o texto abaixo:

IV. TERAPIA PARA DOR RELACIONADA AO USO DE ANTINEOPLÁSICOS 1. Cobertura obrigatória de analgésicos, opiáceos e derivados, de acordo com prescrição médica, para pacientes com dor relacionada ao uso do antineoplásico que tenham este efeito colateral previsto em bula.

9. Por último, você terá que preencher o espaço de justificativa (de preferência com uma bibliografia).

10. Clique em “Enviar”. Sua contribuição está pronta. Obrigado!

Se você precisar de ajuda para preencher o formulário, entre em contato com nossa equipe. Ligações Gratuitas: 0800 773 3241 das 8h às 18h, ou envie sua dúvida para o e-mail Contato@espacodevida.org.br

 

Sobre a consulta pública

Promovida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a Consulta Pública número 59 irá atualizar a Resolução Normativa que define o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, lista que serve de referência mínima para cobertura obrigatória pelos planos de saúde. Pode receber contribuições de profissionais de saúde, ONGs, instituições, pacientes e cidadãos em geral. A consulta ficará aberta até  19 de julho de 2015.

 

Vamos lá pessoal, só custa uns click! 🙂