É preciso falar sobre Mamilos!

Hoje o tema não tem relação com Dor Orofacial (quem sabe no futuro terá não?). O negócio é colocar o Mamilos para fora!
Mamilos é o nome simpático de um podcast capitaneado por Cris Bartis e Juliana Wallauer,   que integra o site B9.
Podcasts são programas de rádio feitos para a internet (juro que tentei alguma definição melhor e não consegui, alguém quer opinar?). Ouvir podcast é uma das coisas que mais gosto de fazer atualmente. Isso porque consigo organizar algumas ideias, conhecer coisas novas, ter assunto para a mesa do bar!
Adoro o Mamilos primeiro porque o formato me faz pensar, treinar meu pensamento crítico. Toda a semana as apresentadoras buscam temas polêmicos e relevantes para discutir. É o que elas chamam de “Teta da Semana”. Esta teta já foi a maioridade penal, violência, pena de morte, aborto, cotas raciais, educação… Para conversar sobre este assunto, além de uma pesquisa, elas convidam pessoas que sejam pro ou contra um argumento ou que sejam especialistas no assunto. Nem sempre, por exigir a disponibilidade para estar em um estúdio de gravação, os dois lados são contemplados mas, mesmo assim, você pode até ouvir algo que não concorde mas é aí que está a beleza da coisa! Como elas mesmas disseram em um dos programas recentes, conhecer um argumento contrário ao seu pensamento faz com que você argumente a favor com mais embasamento! Precisamos falar, mas precisamos ouvir!
E não é só de “Teta da Semana”que vive o Mamilos. Antes de entrar no assunto principal há o Trending Topics, onde as meninas falam sobre os assuntos mais discutidos nas redes sociais durante a semana e ainda, um quadro que adoro, bem no finalzinho do programa o “Farol Acesso”, onde as apresentadoras e seus convidados deixam dicas de livros, séries, música etc…
Captura de Tela 2015-04-20 às 22.40.05
Mas eu também preciso contar como entrei neste mundo de Podcasts!
Quem me conhece de perto sabe que me tornei fã de Podcasts há alguns anos, desde que comecei a dirigir entre Franca, Ribeirão Preto e Bauru. Passo até 3 horas dirigindo e chegou uma hora em que conseguia ouvir 30 segundos de uma música e logo enjoava e pulava para frente. Foi quando estes “programinhas” de rádio me conquistaram. Baixei um aplicativo para smartphone para ouvir o podcast da Bia Kunze, a Garota sem Fio. Dele já na navegação encontrei outros de tecnologia (assunto que também adoro). O hábito já estava instalado. Um dia, lendo o meu blog favorito de viagem (Viaje na Viagem) vi que o Ricardo Freire havia gravado uma participação no podcast Braincast do B9. E pronto! Paixão a primeira ouvida! Já perdi as contas para quantas pessoas indiquei o Braincast, rs….
Depois vieram tantos outros! Hoje dirijo dando risada sozinha (para isso ouvir o Nerdcast é certeiro, fã do Azaghal), me imaginando dentro de um filme com o Escriba Café (melhor produção de podcast, na minha opinião), ou só contando os minutos para ouvir o Qual é a Boa? (se o Cris Dias estiver na mesa a ansiedade aumenta!).
Enfim, escolhi o Mamilos para divulgar mas acho que tenho que agradecer a todos que fazem estes programinhas pela quantidade de informação, diversão e cultura que nos passam!
 Claro que não dá para ouvir todos que saem, então escolho pelo tema abordado! Baixem um aplicativo para seu smartphone ou ouça pelo soundcloud. E para quem quer começar a ouvir, segue uma pequena lista com links (clique no nome para acesso)! Explorem!! 🙂
  • Mamilos: os memes, trending topics e polêmicas.
  • Braincast: discussão sobre comunicação, cultura, entretenimento. Muito bom! Ouça! Ah! e veja depois no Youtube os vídeos do quadro “Qual é a boa?”. Ótimas dicas!
  • Escriba Café: podcast impressionante pela qualidade! Quando escuto parece que estou dentro de um filme! Sobre história. Ouvi recentemente três episódios sobre o Império Romano e foram de cair o queixo.
  • Nerdcast: o mundo pop vira piada no Jovem Nerd. Adoro os episódios Nerdtour! De rolar de rir. E os de história como da Guerra dos Rosas ou sobre a Revolução Francesa.
  • Diário de um elefante: dicas bem rápidas sobre o uso do Evernote (meu caderno para tudo, inclusive para escrever este post)
  • Dama do vinho: podcast da Alessandra Esteves que tem como propósito ensinar sobre vinhos, aromas e sabores em programas com  cerca de 10 minutos de duração.
  • Anticast: sobre design, comunicação, filosofia e cultura. Por Ivan Mizanzuk, Rafael Ancara e Marcos Beccari.
  • Zing!: com os jornalistas Alexandre Maron e Luciana Obniski discutindo cultura pop. Foi uma série de 10 programas que com certeza terá continuação!
  • Osmozzy: novo podcast capitaneado por Saulo Mileti que busca discutir vários temas sobre comunicação e cultura.
  • Mupoca: podcast de filosofia de boteco (como eles definem), rs… Bem, o grande segredo é descobrir o que é na verdade Mupoca.
  • MacMagazine no Ar: ouço quando quero saber das novidades do mundo Apple. Rafael Fishmann, Eduardo Marques e Breno Mais são fanboys sempre antenados!
  • HappyHourTech: mais um de tecnologia, mas como toque de descontração.
  • Serial: podcast americano que mexeu com a cabeça dos ouvintes. Foi uma série de programas investigativos sobre uma história real de uma pessoa aprisionada.  Será que ele mesmo que cometeu este crime?
Ei! Escuta um podcast e gosta muito? Me conta qual é! Deixe seu comentário!
(Às vezes é bom sair do mundo da Dor Orofacial, não?! Volto em breve!).

4 pensamentos sobre “É preciso falar sobre Mamilos!

  1. Quanta coincidência, ontem eu e meu marido começamos a ouvir esse serial e já nos viciamos! Obrigada pelas dicas destes outros, vamos testar!!

Os comentários estão desativados.