Disfunção ou Desordem Temporomandibular?

Confused ManMuitas vezes os colegas questionam qual seria o termo mais correto para nossa especialidade.

Há uma confusão entre os termos Disfunção ou Desordem.

Ao meu ver isso acontecia por uma tradução equivocada realizada para o termo Disorder (em inglês) que passou a ser Desordem (em português), termo espalhado pelo título do livro do Prof. Jeffrey Okeson em sua tradução.

Hoje recebi via email do professor Marcelo Mascarenhas um artigo publicado em 2009, escrito por Joffre Marcondes de Resende sobre linguagem médica.

Ele pesquisou termos como Transtorno, Disfunção, Dessaranjo, Distúrbio, Desordem e Perturbação.

Em suma, os termos Transtorno e Disfunção são mais citados e Desordem apareceu somente associado aos problemas dos sistema estomatognático. O autor concluiu após o levantamento bibliográfico que Desordem não seria um termo adequado.

Pensando além, o autor ainda relata que:

Distúrbio tem um significado mais amplo que Disfunção, já que abrange alterações de natureza estrutural e funcional, ao contrário de Disfunção, que se refere unicamente aos desvios da função de um órgão ou sistema.

Talvez DTM – Disfunção Temporomandibular ficaria mais adequado se fosse Dor e Disfunção Temporomandibular ou Distúrbio Temporomandibular.

E aí? O que acham?

Leiam o texto completo! Para isso, clique aqui!

Publicidade

Um pensamento sobre “Disfunção ou Desordem Temporomandibular?

Os comentários estão desativados.