Orçamento grátis

Tudo começou sexta feira quando postei um link sobre dor orofacial no twitter. Na mesma hora recebi uma resposta de um dentista do Paraná assim:

Pensei no quanto conversamos sobre a valorização do Cirurgião-Dentista, da nossa especialidade, das dificuldades que enfrento no meu consultório, e fiquei brava com isso.

Imediatamente o colega Marcelo Cesa, lendo os meus comentários, acionou os odontólogos blogueiros para que escrevessem sobre o assunto.

Vou colocar abaixo trechos destas postagens.

Do Blog do Dentista:

Sem entrar na questões dos médicos, que já resolveram isto há muito tempo, a realidade é que consulta grátis é arma desleal para si próprios e para os outros colegas que MUITOS dentistas utilizam para tentar aumentar a clientela. É óbvio que na maior parte dos casos é apenas um chamariz publicitário, já que acabam empurrando outros tratamentos na consulta grátis, mas nem por isto deixa de ser prejudicial para toda a classe.

Continue lendo aqui…

Do Sorriso CASOall:

Muitas vezes se cobramos a consulta, parece que estamos cometendo um crime, mas se você pede para um encanador ir na sua casa, ele vai te cobrar pela visita e depois pelo serviço. Na odontologia quando cobramos a consulta abatemos no serviço, mas a consulta já é um serviço, bastante qualificado, o nosso diagnóstico só é dado por que sabemos onde procurar e o que achar.

Continue lendo aqui…

Do Medo de Dentista:

O mais importante e o menos considerado pelo paciente que escolhe dentista pelo valor do “orçamento”: o profissional precisa, munido de todos os dados do exame clínico e dos exames de imagem, PENSAR. Usar o que aprendeu em anos de estudo para determinar as saídas possíveis para o seu caso e, não menos importante, fazer a solução encontrada caber no seu bolso. Afinal, quem paga os nossos honorários é o paciente. Isso tudo demanda tempo, e na Odontologia tempo é dinheiro. Nosso tempo, tanto quanto nosso conhecimento, tem um custo.

Continue lendo aqui…

Do Dicas Odonto:

O que eu acho estranho é que nenhum profissional hoje em dia, de nenhuma outra profissão faz orçamento grátis. Quando o técnico vai à sua casa para ver a geladeira ou a máquina de lavar quebrada, ele cobra. Quando você deixa seu notebook ou seu carro para arrumar, não existe orçamento grátis.

Continue lendo aqui…

Do Maldito Bruxismo:

A Odontologia ainda tem muito a ganhar com a sedimentação cultural do Especialista em Dor Orofacial.

Ganham os pacientes:

  • com diagnóstico e tratamento de questões até então obscuras.
Ganha a sociedade:
  • com um maior índice geral de funcionalidade orofacial.
Ganham as áreas correlatas:
  • com a possibilidade de um especialista.

Continue lendo aqui…

Do Odonto Divas:

Pra começar, direi uma das coisas que mais me irrita na Odontologia: o termo

ORÇAMENTO.

Sem preconceito, mas orçamento eu faço em loja de material de construção!

Se nós, como profissionais da Saúde, queremos ser respeitados no nosso meio e, principalmente, por nossos pacientes, precisamos saber nos VENDER.

Continue lendo aqui…

Do Ricardo Dentista:

Agora o fato inquestionável é: o dentista pode até não cobrar pela consulta inicial, mas alguém paga por ela, pode ser o próprio profissional pagando do seu bolso, ou os pacientes que aderem ao tratamento, já que todas aquelas consultas feitas sem cobrar geraram custo e isso é repassado a quem paga pelo tratamento. E isso gera um segundo pensamento, uma consequência do fato: o paciente pode até não ter sido cobrado pela consulta inicial, mas vai pagar por ela de qualquer jeito, afinal ele pode até se negar a tratar com quem cobra pela consulta, mas ele vai ter que se tratar com alguém e vai pagar por isso…

Continue lendo aqui…

Do Vida de Dentista:

Talvez você que tá lendo, principalmente se for acadêmico, possa pensar que é fácil mudar essa realidade, bastando para isso os dentistas começarem a cobrar consulta. Mas eu digo que não é fácil não. Pelo contrário. É dificílimo. Dentista não cobrar consulta tá enraizado já na cultura popular. Não é raro se ouvir comadres combinando de ir nesse ou naquele dentista dar aquela olhadinha, afinal de contas, é de graça mesmo, né ???

Continue lendo aqui…

Do Ortodontia para Todos:

Incrível como vejo colegas atendendo seus pacientes e dizendo: “Você não tem nada!” Dá três tapinhas nas costas e manda o paciente embora! Consulta grátis! Não sei se percebeu, mas os índices de cárie no consultório particular estão diminuindo paulatina e continuamente e os colegas não tem coragem, ou até acham que cobrar por uma profilaxia, orientação de higiene bucal, ou pedir Rx Panorâmico de controle é errado! Condicionados pelos planos odontológicos que não pagam pela parte mais nobre e que será o futuro da profissão nos próximos anos! A PREVENÇÃO! Você pode não ter percebido isto, mas os empresários dos planos de saúde enxergaram esta falha mercadológica à muito tempo, e estão “sapateando” em cima dos profissionais da área da saúde!

Continue lendo aqui…

Do Saudálito:

Mais difícil, entretanto, foi entender que isso partiu des colegas de profissão que, para encherem seus consultórios e clínicas, iniciaram a prática e hoje quem cobra consulta parece um E.T. na multidão.

Continue lendo aqui…

Do Victor:

Segundo o Código de Ética da Odontologia, em seu capítulo VII, artigo 12, constitui infração ética:

I –  oferecer serviços gratuitos a quem possa remunerá-los adequadamente;


Li todos as postagens com calma e refletindo sobre cada parágrafo. Eu concordo com o que está escrito no blog Vida de Dentista : parece fácil, mas é dificílimo mudar uma conduta já enraizada, principalmente em alguns centros. E depois do crescente número de convênios odontológicos, percebi que a situação ficou ainda mais complicada.

Quem trabalha de graça é relógio, assim mesmo porque lhe dão corda e ele não faz força.

Enfim, obrigada a todos que escreveram sobre o tema. Aos leitores sugiro visitar os blogs abaixo:

8 pensamentos sobre “Orçamento grátis

  1. Pingback: Alô… aí se cobra pra fazer orçamento? | Medo de Dentista

  2. Sem dúvida Juliana… cada realidade é diferente. Acho que não cabe a nós simplesmente criticar o colega que não cobra “e pronto”… acredito que nossa mobilização seja mais no sentido de dar o real valor ao profissional de Odontologia e à sua formação… porque, se queremos mudanças, elas começam é por aí. 🙂

  3. Absurdo,!!! Avaliação, diagnostico, orientaçoes…… e tudo mais a custo zero!!!

  4. Pingback: O Orçamento Grátis | DicasOdonto

  5. Desculpe, mas nem o relógio trabalha de graça, pois ela também envolve custos…da pilha, da bateria, a sua energia de dar cordas…..

  6. Digo que é muito lamentável que ainda ocorra estas atitudes no âmbito da odontologia.Acredito que este profissional necessite de maior reflexão sobre a sua participação no mundo da odontologia e caso queira continuar na profissão que seja de forma mais digna e coerente para com ele e com a classe odontologica . Este caso é mais um caso de absurdo].Na minha opinião é TOLERÂNCIA ZERO……………………….

Os comentários estão desativados.