Recentemente, foi publicado na revista Journal of Oral Rehabilitation um estudo inovador que investiga a relação entre mindfulness disposicional e bruxismo em vigília (AB). Tive a felicidade de poder contribuir com o grupo de pesquisadores: Letícia Prado-E-Silva, Melissa de Oliveira Melchior , Alex Moreira Mélo , Jardel Francisco Mazzi-Chaves, Kranya Victoria Díaz-Serrano, Edilaine Cristina da Silva Gherardi-Donato, Christie Ramos Andrade Leite-Panissi e Laís Valencise Magri .
O bruxismo em vigília caracteriza-se por comportamentos repetitivos ou sustentados de contato dentário, como apertamento ou contração da musculatura mastigatória sem contato dentário, conhecido como bracing. Essas manifestações estão frequentemente associadas a fatores psicossociais como ansiedade e estresse, sendo um desafio frequente para clínicos na área de dor orofacial e disfunção temporomandibular (DTM).
Nesse contexto, o nosso estudo teve como objetivo investigar como os níveis de mindfulness disposicional—uma característica estável do indivíduo em manter atenção plena e consciente no momento presente, com uma atitude não julgadora—influenciam na eficácia da intervenção ecológica momentânea (EMI) para a redução do bruxismo em vigília. A intervenção EMI utiliza aplicativos móveis que emitem alertas aleatórios ao longo do dia, aumentando a percepção do paciente sobre seus hábitos orais prejudiciais em tempo real.
Durante o estudo, participantes com níveis elevados de mindfulness disposicional demonstraram uma redução significativamente maior nos comportamentos de bruxismo em vigília, em comparação àqueles com níveis mais baixos. Esses resultados sugerem que indivíduos mais atentos ao momento presente são capazes de responder melhor aos alertas do aplicativo e, consequentemente, modificar seus comportamentos relacionados ao bruxismo de maneira mais eficaz.
Esses achados têm importantes implicações clínicas. Considerar o nível de mindfulness disposicional dos pacientes pode auxiliar no desenvolvimento de estratégias terapêuticas personalizadas e mais eficazes para o manejo do bruxismo em vigília. Além disso, o estudo reforça o potencial do treinamento em mindfulness como complemento no tratamento da dor orofacial e das disfunções temporomandibulares, contribuindo para um melhor controle emocional e aumento da qualidade de vida.
Para saber mais detalhes sobre este estudo e como ele pode impactar suas práticas clínicas, acesse o artigo completo no Journal of Oral Rehabilitation: Prado-E-Silva L, de Oliveira Melchior M, Mélo AM, Stuginski-Barbosa J, Mazzi-Chaves JF, Díaz-Serrano KV, da Silva Gherardi-Donato EC, Leite-Panissi CRA, Magri LV. Higher Levels of Dispositional Mindfulness Are Associated With More Effective Ecological Momentary Intervention Outcomes in Reducing the Frequency of Awake Bruxism Behaviours. J Oral Rehabil. 2025 Jan 24. doi: 10.1111/joor.13943.
Profa. Dra. Juliana Stuginski Barbosa
Especialista em DTM e Dor Orofacial

