Xerostomia e Sono

xerostomkia.001

Ontem dei uma olhada no pubmed (www.pubmed.com) e vi que saiu um artigo recente na revista Clinical Oral Investigation.

Sempre colocamos a questão “você apresenta boca seca pela manhã?” no nosso questionário sobre bruxismo. E por que? Sabemos que o bruxismo pode estar associado a resistência a passagem do ar, hipopneia e apneia do sono, sendo neste caso um fator protetor. Há algum tempo escrevi sobre isso no blog (veja mais sobre isso aqui no link: https://julianadentista.com/2015/04/05/teorias-sobre-bruxismo-secundario-a-problemas-respiratorios/ e sobre crianças: https://julianadentista.com/2017/02/14/bruxismo-infantil-e-o-problema-respiratorio/). A sensação de boca seca seria relacionada a respiração oral realizada nestes casos.

Bem, o trabalho que encontrei ontem foi realizado em militares jovens da Grécia (não é bem uma ótima população para fazermos inferências mas vamos lá…). Nesta população os pesquisadores avaliaram uma serie de questionários sobre o sono como índice de qualidade do sono de Pittsburg, Escala de Sonolência de Epworth, Questionário de Berlim, Questionário para Bruxismo do Sono e o Inventário de Xerostomia. Ainda, avaliaram de forma objetiva a quantidade de saliva pela manhã.

Objetivamente, quem apresentou hiposalivação, apresentou pobre qualidade do sono. Mas para mim o dado interessante, que respalda a pergunta de nosso questionário, é a associação entre auto-relato de bruxismo do sono, alto risco para apneia obstrutiva do sono e sonolência excessiva diurna, o que mostra que estamos no caminho certo.

Claro, este foi um primeiro estudo, mas espero que inspirem pessoas a completarem esta pesquisa, inclusive mostrando o quanto de acurácia tem esta pergunta para nosso diagnóstico.

Fonte: Apessos et al. Investigation of the relationship between sleep disorders and xerostomia. Clin Oral Investig. 2019 Aug 2. doi: 10.1007/s00784-019-03029-1. link: https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs00784-019-03029-1

Falando nisso…

Já faz um tempo mas sempre bom recordar: há uma aula que montei sobre ardência bucal por xerostomia disponível no SlideShare e você pode ver clicando aqui.

Um pensamento sobre “Xerostomia e Sono

Os comentários estão desativados.