O hidratante labial com efeitos indesejáveis

O texto de hoje é sobre uma história que a querida aluna da especialização em DTM e Dor Orofacial, Cristina Penteado, lá em Bauru me contou no último módulo.

Enquanto apresentava um caso clínico para a discussão, a Cris relatou que um dos motivos da indicação ao ambulatório da paciente foram lesões no canto da boca, semelhante a queilite angular.

Achei estranho o fato da paciente ser jovem, com boa saúde bucal e geral (exceto pela cefaleia e DTM).

E foi então que a Cris se revelou excelente profissional, observadora. Ela nos contou que em seu consultório atendeu a dois casos semelhantes. Jovens, boa saúde, mas com lesões ao redor dos lábios e canto da boca, com pele descascando, rachaduras e pequenos sangramentos, sem nenhum motivo aparente identificado.

Ao acompanhar as pacientes até a sala de espera para remarcar suas consultas, ambas apresentaram o mesmo comportamento: abriram a bolsa, retiraram de dentro dela um hidratante labial e aplicaram nos lábios.

O que chamou a atenção da Cristina foi o fato de ser o mesmo hidratante: o famoso EOS americano, conhecido por ser o queridinho das famosas, o inclui Kim Kardashian e Britney Spears.

eos-strawberry-1949

Vasculhando a internet, Cristina encontrou em jornais americanos reportagens de usuárias deste hidratante que apresentaram reações semelhantes à de suas pacientes!

Captura de Tela 2016-03-09 às 14.20.05

Cabe dizer que a empresa se manifestou conforme abaixo:

EOS issued a statement in defense of its products on Thursday.

‘We firmly believe this lawsuit is without merit,” the statement said. “Our products are made with the highest quality ingredients and meet or exceed all safety and quality standards set out by our industry and validated by rigorous testing conducted by an independent lab. ‘The health and well-being of our customers is our top priority and millions of satisfied customers use our products every day, many of whom take the time to share their experiences with us.”

Segundo o site BuzzFeed em 16/01/2016, consumidoras americanas entraram com o processo judicial contra a empresa.

A blogueira Monica Robo do Monica Loves Makeup apresentou caso semelhante:

imag2865-1

Bem, Cristina pediu que as pacientes suspendessem o uso do hidratante labial imediatamente. E após algumas semanas as lesões desapareceram.

Ao atender a paciente no curso de DTM/DOF em Bauru, Cristina apenas perguntou: você algum hidratante labial?

A mesma abriu a bolsa e adivinhem só qual ela usava! O próprio…

#ficaadica

Vejam os links:

http://www.newsmax.com/TheWire/eos-sued-lip-balm-rash/2016/01/14/id/709474/

http://chinaglazelover.blogspot.com.br/2012/10/my-eos-lip-balms-are-going-in-trash.html

http://www.buzzfeed.com/augustafalletta/mulheres-dizem-que-tom-bolhas-e-erupeoes-apos-usar#.np865WNWw