Gestão e Marketing

Acho que eu nunca falei aqui no blog sobre a minha turma da faculdade, não é? Me formei na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – USP, na melhor turma de todos os tempos (sem discussão! rs…), a MEIA OITO! Incrível como passamos apenas alguns anos juntos e levamos amigos-irmãos para o resto da vida! Graças a tecnologia, hoje a saudade diminuiu um pouco (só um pouco gente, vamos marcar logo nosso encontro!) e podemos conversar sempre pelo Facebook e Whatsapp (isso quando não é quarta ou domingo, porque aí só falam de futebol…).

Conversando com um dos meus amigos da faculdade, o Rogério Machado, descobri que ele estava estudando e trabalhando em uma das áreas mais faladas neste momento na Odontologia, Gestão e Marketing.  Temos que empreender, nos comunicar, administrar, ufa! Mas quem disse que a maioria de nós sabe fazer?

Neste momento em que todo mundo só fala em crise (falam tanto que ela se materializa!), acho que é hora de refletir sobre isso. Pedi um texto para o Rogério, ele me enviou e reproduzo abaixo! Este texto não é sobre Dor Orofacial mas pode ter tudo a ver com você!

#ficaadica

APENAS MAIS UM ARTIGO SOBRE GESTÃO EM ODONTOLOGIA…..

Esse pensamento talvez seja o primeiro a passar na cabeça da maioria dos colegas dentistas quando se deparam com um artigo abordando Gestão e Marketing no exercício de nossa tão amada profissão. Totalmente compreensível. Até pelo fato de sairmos totalmente leigos sobre tais assuntos de nossos cursos de graduação.

Então nos graduamos. E enfim saímos da faculdade. E agora???? Abrir um consultório?

Como ? Pegar dinheiro emprestado com a família ? Tentar um empréstimo no banco?

Iniciar uma sociedade com o(s) melhor(es) amigo(s) da faculdade, ou seja, alguém que sabe tão pouco ou menos do que você sobreo terreno em que irão pisar?

O primeiro passo acontece : Consultório montado, equipamentos instalados, estoque de material em ordem e portas abertas. Então esperamos nossos primeiros pacientes, que via de regra, são os familiares e amigos mais proximos, aqueles que acabam pedindo um descontinho bem especial; e geralmente são agraciados com o mesmo. Enfim, depois de alguns anos e também de muito trabalho, o seu negócio começa a prosperar. A agenda começa a ficar lotada, você entra mais cedo; diminui seu horário de almoço; termina sua jornada mais tarde; os gastos com dental e protético começam a ficar maiores e então percebe que as contas não fecham. Entra no cheque especial. Acaba misturando gastos pessoais com gastos da clínica e tudo aquilo que foi “planejado” no início do tal sonhado projeto está cada vez mais distante.

Passa cada vez menos tempo com sua família… sua qualidade de vida praticamente inexiste. Onde está o erro? Você se atualizou. Você se epecializou. Cadê o retorno?

Talvez você se identifique um pouco com o quadro que  foi descrito acima.Talvez se identifique muito. Talvez não se identifique; o que me deixa muito feliz.

O que eu pretendo passar a você é que a implementação de uma Gestão eficiente em seu consultório pode reverter esse quadro.

Não existe fórmulas mirabolantes. E muito menos mágica. Na prática,o que funciona são processos e ferramentas administrativas que irão padronizar o atendimento dos pacientes, desde o primeiro contato com você; durante todo o periodo de tratamento e também ao término do mesmo. O que funciona é uma metodologia de trabalho que facilite suas rotinas. Que descomplique o funcionamento de sua EMPRESA. Que te possibilite então o exercício de uma Odontologia ética; de uma Odontologia rentável. E o mais importante: uma Odontologia que lhe proporcione uma maior Qualidade de Vida.

Saiba mais sobre este assunto. Pode ajudar a melhorar sua vida.

Rogério Machado é Cirurgião Dentista, formado pela USP-Ribeirão Preto. Diretor de Marketing e Mídias Sociais da Health Advice Consultoria de Gestão e Marketing em Saúde.

Captura de Tela 2015-06-23 às 19.33.52