Edição especial na revista Headache sobre neurologistas do Brasil

Ontem passeando pela minha timeline do Facebook vi uma postagem bacana do Prof. Marcelo Bigal. Nela ele relatava a felicidade de ler uma edição especial publicada na revista Headache somente com neurologistas e pesquisadores brasileiros.

Bigal, a felicidade não foi só sua mas minha também! Agora que tive um tempinho, corri para ler o que conseguia destes artigos!

Captura de Tela 2015-03-05 às 20.07.52

Eu sou uma pessoa de muita sorte e devo agradecer todos os dias por poder conviver com estes pesquisadores, em especial a querida equipe da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, capitaneada pelo professor José Geraldo Speciali, onde consegui conviver com excelentes profissionais como Fabíola Dach, Marcelo Bigal, Carlos Bordini e Karen dos Santos. Além destes, dentro da Sociedade Brasileira de Cefaleia, conheci e assisti palestras de pessoas brilhantes como Ariovaldo dos Santos Jr., Abouch Valenty Krymchantowski, Carla da Cunha Jevoux, Pedro Moreira, Pedro Kowacs, Marco Antônio Arruda, e tantos outros…

Nesta edição especial da Headache, todos e mais alguns dos maiores pesquisadores na área de cefaleia no Brasil se reuniram e publicaram artigos que contam a história da cefaleia, epidemiologia, fatores psicológicos envolvidos, como é o tratamento da cefaleia, a utilização dos bloqueios anestésicos e também, a relação da cefaleia e a disfunção temporomandibular no Brasil!

Obrigada a cada um dos autores por nos brindar com esta seleção de boa leitura!

Infelizmente, os artigos não estão gratuitos para acesso. Por questões de direitos autorais também não posso disponibilizá-los aqui.

Captura de Tela 2015-03-05 às 20.08.01Mas não precisamos ficar tristes, enquanto lia esta edição especial, encontrei um banner da revista indicando que uma seleção de artigos relacionados a dor orofacial estavam disponíveis gratuitamente para leitura!

Esta seleção foi realizada por Steven Bender e compreende 25 artigos sobre cefaleia e a relação com DTM, neuralgia do trigêmeo, odontalgia atípica, síndrome da ardência bucal, etc!

Que tal ler todos eles? 🙂 Clique aqui!

E para encontrar todos os profissionais que citei acima, lembro que no segundo semestre acontecerá o Congresso Brasileiro de Cefaleia em Curitiba! Para informações, acompanhe o site da Sociedade Brasileira de Cefaleia: www.sbcefaleia.com

Falando nisso…

Agora em Maio de 2015 acontecerá em São Paulo o II Congresso Brasileiro de Dor Orofacial e as inscrições estão a todo vapor. Até 06/03/2015 os valores são promocionais e há desconto para pós graduandos e graduandos. Além disso, para quem submeter um trabalho de pesquisa, tem a chance de concorrer a um prêmio no valor de mil reais!! Para mais informações, consulte o site da SBDOF: www.sbdof.com

E já que estamos falando de cefaleia, estarão presentes neste congresso professores José Geraldo Speciali, Thaís Villa e Daniela Godói Gonçalves, pesquisadores da área! Confira o vídeo abaixo!

P.S.: Não esqueça de se cadastrar no post anterior! Você pode ganhar um livro! 😉