E não é que eu fui para China!?

Olá leitores (se é que restou algum!)!

Demorei mas voltei! A viagem a China foi fascinante! Um país muito diferente, sem dúvida nenhuma.

Captura de Tela 2013-09-19 às 20.12.48

Estive em Nanjing, Beijing e Shanghai. Minha irmã mora em Nanjing e assim foi lá que passei a maior parte dos dias. E por uma daquelas coincidências incríveis, antes de viajar me lembrei que havia conversado sobre a China com o professor Peter Svensson e que ele havia me dito que tinha um convênio com um centro de pesquisa em Dor Orofacial na China.

Entrei na Internet e qual não foi minha surpresa ao descobrir que o dito centro ficava em Nanjing! Através do Prof. Svensson entrei em contato para agendar uma visita.

O Centro Sino-Dinamarquês de Pesquisa em DTM e Dor Orofacial fica no hospital odontológico da Universidade de Nanjing (Nanjing Stomatological Hospital). A equipe liderada pela Profa. Jinglu Zhang realiza pesquisas na área de Dor Orofacial em parceria com a Universidade de Aarhus da Dinamarca além de realizarem atendimentos a pacientes. Assim como aqui em Bauru, o centro é vinculado à disciplina de Prótese.

O hospital se localiza em um prédio de 15 andares no centro de Nanjing. Há atendimentos a todas as áreas da Odontologia. Conheçam os departamentos aqui: http://www.njkq.net/english/department/department.asp#k5

No primeiro dia em que estive por lá visitei a clínica de Reabilitação Oral e de DTM e Dor Orofacial e o centro de pesquisa. Passei uma manhã conversando sobre a especialidade e descobri que compartilhamos da mesma ansiedade em torná-la mais conhecida dentro do meio odontológico e leigo.

Ao final, me convidaram a realizar uma apresentação sobre os tratamentos que realizamos no Brasil para as Disfunções Temporomandibulares. Assim, corri para preparar o material e na semana seguinte retornei para duas horas de apresentação, seguida de discussão de caso clínico.

Eu confesso que estava esperando encontrar algo de medicina tradicional chinesa (MTC) no ambulatório mas fui informada que a Odontologia assim como a Medicina por lá seguem a escola ocidental e que há hospitais inteiramente dedicados a MTC (em Nanjing vi dois deles).

Meus agradecimentos a professora Jinglu e todos da equipe de Dor Orofacial de Nanjing e aos professores Svensson e Conti pela oportunidade de poder estar lá!

E agora que voltei, vamos trabalhar não é?

🙂

Abraços a todos!

Nanjing - vista do lago Xuanwu

Nanjing – vista do lago Xuanwu

Templo do Confúcio em Nanjing

Templo do Confúcio em Nanjing

Placa indicativa da saída no metrô. Informações em Inglês por toda a China (#querovernacopa)
Placa indicativa da saída no metrô. Informações em Inglês por toda a China (#querovernacopa)

Fachada do hospital odontológico! Siga o dentinho!

Fachada do hospital odontológico! Siga o dentinho!Preparando a aula sem esquecer ninguém aqui da equipe FOB-USP!

Preparando a aula sem esquecer ninguém aqui da equipe FOB-USP!

Fim da aula com parte da equipe de Dor Orofacial da Universidade de Nanjing.

Fim da aula com parte da equipe de Dor Orofacial da Universidade de Nanjing.

Clínica de DTM e Dor Orofacial

Clínica de DTM e Dor Orofacial

Placa na entrada do centro de pesquisa

Placa na entrada do centro de pesquisa

8 pensamentos sobre “E não é que eu fui para China!?

  1. Nossa!! Que bacana!! Parabéns pela oportunidade que com certeza foi conquistada por vc pelo seu trabalho e dedicação a
    esta especialidade. Vc merece!!

  2. Você não existe não!!! Tenho tentado me tornar seu amigo, porque você é minha AMIGA!!! Fico um tanto orgulhoso disto tudo, sua viagem, e sua incansável dedicação ã nossa DOR OROFACIAL…abraço.

  3. Que bacana Ju, viagem maravilhosa e vc ainda consegue conciliar um pouco de ciência… Muito legal!

  4. Pingback: RDC/TMD —-> DC/TMD: considerações | Por dentro da Dor Orofacial

Os comentários estão desativados.