Vocês se lembram da resolução do Conselho Federal de Odontologia proibindo o uso do ácido hialurônico na Odontologia? Pois bem, em outubro do ano passado relatei aqui no blog que o Prof. Dr. Marcelo Mascarenhas, coordenador do Comitê Brasileiro de Dor Orofacial da Sociedade Brasileira de Estudo da Dor (SBED) relatou que esteve em uma reunião com o presidente do CFO e sua diretoria e mostrou sua indignação com a proibição do uso do ácido hialurônico e defendeu o uso da substância na viscossuplementação da articulação temporomandibular (ATM). Na época ele entregou ainda uma compilação de 22 artigos publicados na literatura (estudos clínicos e revisões sistemáticas). Para ler mais sobre isso, clique aqui.
Pois bem, a boa informação que chega é que o colega Eduardo Januzzi, juntamente com Paulo Afonso Cunali, Frederico Mota Gonçalves Leite, João Bosco de Lima Gomes , Daniel Bonotto e Ricardo Tanus Valle encaminharam ao CFO um pedido de reconsideração da proibição do uso do Ácido Hialurônico (parecer CFO 112/2011) em nossa especailidade, encaminhando farta documentação em apoio a sua utilização em DTM articulares.
Após encaminhamento, o CFO emitiu – em uma reunião plenária no último dia 11 de maio passado – parecer favorável (parecer CFO 533/2012).
É mais um passo! Parabéns aos colegas pela contribuição para com a especialidade!
E obrigada ao José Luiz Peixoto Filho por repassar o texto acima.
Oi Juliana, onde posso ler este parecer favorável? Não consigo encontrá-lo aqui na internet. Grata, Cristiana.
Cristiana,
Eu tenho em meu email. Vou encaminhar a você.
Abraços
Boa tarde Ju,
Vc sabe e poderia indicar os laboratórios que estão fornecendo a venda do HA p/ nós? (sou pós graduada em dor e dtm tb)
Obrigada
Marcela
Lhe enviei um email.
Abs