Acompanhando a série “É bom prá quê?” do Dr. Drauzio Varella

Fonte: Getty ImagesHá alguns dias li com curiosidade o link para uma reportagem da revista Época, postado no site do Reynaldo, sobre a série que o Dr. Drauzio Varella iria então começar no show da vida, aos domingos. Estou acompanhando desde então com afinco. Achei que a escolha deste tema foi certeiro.
Quem aqui não tem um parente, amigo, paciente que, no desespero de uma cura, apela para a fitoterapia e outras terapias, com o seguinte lema: é natural! Se bem não fizer, mal também não faz. Que engano!
Sabemos que parte das medicações vem de extratos naturais e que são necessários testes e mais testes para que a dosagem, os efeitos colaterais possam ser documentados e só então a medicação lliberada. E ainda assim, com todos estes estudos, as medicações podem ser retiradas do mercado!
Eu vi há algum tempo uma tabela do IBAMA com nome popular e científico de diversas ervas encontradas no mercado e estudos relacionados a elas que gostaria de poder disponibilizar agora, mas simplesmente não encontro o link! Uma pena. Em breve, vou tentar postar aqui o que se sabe sobre este assunto, relacionado a dor.
Só espero que a série mude alguma coisa na forma de se lidar com este assunto, extremamente perigoso.
Recomendo a todos acompanharem!
Em tempo, sou a favor de qualquer terapia, desde que sua eficácia seja comprovada e ainda, que os efeitos colaterais e dosagem sejam especificados e também acredito e muito na pesquisa dentro da fitoterapia, para trazer segurança aos seus usuários.
O que não dá é estimular seu uso indiscriminado, assim como a de qualquer outro medicamento!
A reprovação dos leitores da revista Época me assustou, confesso, vide comentários à reportagem. Afinal este é realmente um tema polêmico!

Segue o link: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,JOR404-15607,00.html

3 pensamentos sobre “Acompanhando a série “É bom prá quê?” do Dr. Drauzio Varella

  1. Oportuna a abordagem do tema pois com a ânsia de aparecer na midia de alguns afoitos, temos de alertar os menos informados que fazer artrocentese com camomila não é tratamento para dor miofascial…

  2. É bom pra que?
    Quem falou que não é bom? eficacia comprovada..
    Reynaldo, nao ‘e so relato de caso!!
    Agora é sério, Podem fazer uso dessas ervas das mãos da foto acima:
    Receita:
    Chimy Churry
    Compre a quantidade de Chimy Churry , misture azeite em dobro, um pouco de vinagre e reserve. Compre uma fraldinha , tempere com sal grosso, e depois de assar regue com o tempero.
    Depois me fale, rsrsr
    Dr Eleuterio, nao precisa de camomila e funciona muito bem !! rsrs

Os comentários estão desativados.