Há associação entre parasitoses e bruxismo em crianças?

Voltei das férias! Pena que duram sempre menos do que gostaríamos! Ainda bem, dá vontade de quero mais…

E voltei logo ministrando algumas aulas e entre elas uma sobre bruxismo. Vira e mexe alguém me pergunta sobre a associação entre parasitoses, verminoses e bruxismo. Acho que está enraizado entre os cirurgiões dentistas e também os médicos pediatras. Além dos alunos, é muito comum pais de pacientes questionarem este fato.

Esta é uma questão curiosa. Publiquei no livro Manual de Ortodontia e DTM: Ciências e Mitos exatamente uma resposta a esta questão.

Nela explico que acredito que esta associação seja uma crença popular. Alguns artigos já foram publicados no passado sobre esta relação. São artigos descritivos, com pouca validade científica, realizados na década de 80 em países em desenvolvimento.

Recentemente, um grupo de pesquisadores brasileiros da Odontopediatria da USP de Ribeirão Preto publicou um artigo em que  um estudo comparativo com grupo controle foi realizado para verificar se esta associação era verdadeira. Diga-se de passagem, que um dos autores é o Prof. Paulo Nelson Filho, que foi meu professor na graduação, extremamente competente e estudioso.

Os resultados da pesquisa indicaram que esta associação não foi significativa.

Para mim, a associação ocorre por mera coincidência. Tanto bruxismo como parasitoses são comuns na infância. Não seria surpresa encontrá-los em um mesmo indivíduo.

Para quem quiser ler o artigo completo, é só clicar Is there an association between bruxism and intestinal parasitic infestation in children?.

E lembrando que, no momento, na literatura, as pesquisas indicam a associação entre problemas respiratórios e bruxismo infantil. Mas isso é tema para outro post!

Voltando devagar!

Abraços a todos!

3 pensamentos sobre “Há associação entre parasitoses e bruxismo em crianças?

  1. Pois é juliana eu escuto muito sobre essa associação entre verminose e bruxismo, principalmente pq trabalho em um PSF no interior de pernambuco.

  2. Ola Juliana boa noite, encontrei você por aqui quando procura alguma coisa sobre o tema Bruxismo na infância, estarei iniciando um trabalho sobre o tema na universidade na qual sou professor e gostaria de saber se posso contar com você para obter material para essa pesquisa?

Os comentários estão desativados.