Podcast: o envolvimento da ATM na AIJ.

A artrite idiopática juvenil (AIJ) é uma doença reumatológica crônica da infância caracterizada por sinovite inflamatória que afeta cerca de0,1 a 1 em cada 1.000 crianças em todo o mundo!

Enquanto várias séries de casos de crianças com artrite não relataram artrite da ATM, estudos que avaliaram prospectivamente o envolvimento da ATM com várias modalidades de imagem colocaram a prevalência de artrite da ATM em crianças com AIJ em torno de 50%! Muita coisa, não? Nem sempre há sintomas associados, o que torna o diagnóstico ainda mais desafiador. O maior problema é que esta artrite afeta crianças e adolescentes em fase de crescimento e quando não tratada pode gerar sérias complicações.

Neste episódio eu bato um papo com a Profa. Dra. Liete Zwir, a dentista que mais pesquisa e entende sobre o envolvimento da articulação temporomandibular (ATM) pela AIJ.

Profa. Liete é especialista em Odontopediatria, Ortodontia e Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial e doutora em Ciências da Saúde Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo (2011). Atualmente é pesquisadora do ambulatório de Reumatologia Infantil da Universidade Federal de São Paulo e vice presidente da Sociedade Brasileira de DTM e Dor Orofacial (SBDOF).

Foi uma conversa deliciosa, recheada de boas informações! Estou torcendo para que este programa chegue aos ouvidos de grande parte da odontologia, em especial, os odontopediatras, ortodontistas e radiologistas. Compartilhe também com aquele seu amigo reumatologista ou pediatra!

Ah! e se você quer entrar em contato com a professora Liete, segue o email: lfzwir@gmail.com

Bom programa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s