Dor referida e o dilema do trigger point

O episódio de hoje está especial,  internacional e confesso que fiquei ansiosa para que saísse logo e todos pudessem ouvir. 
Eu e a minha amiga, a querida Profa. Daniela Godoi Gonçalves entrevistamos o professor Fernando Exposto sobre dor referida, dor muscular, presença de trigger points e até, para felicidade da Daniela, exploramos a relação com cefaleia.
A história do episódio é a seguinte: eu já conhecia os trabalhos do Prof. Fernando Exposto. Ele está na Dinamarca, trabalhando na equipe de Dor Orofacial de Aarhus que é liderada pelo Prof. Peter Svensson e onde os meus amigos, professores Yuri Costa e Dyna Mara Ferreira, passaram uma temporada no último ano. Lembrem-se que no primeiro episódio desta temporada gravei com a Dyna e ela conta a experiência na clínica lá. Então, em uma das minhas idas a Bauru, na estrada, aproveitei para colocar os podcasts em dia e ouvi o episódio com o Fernando no podcast da Academia Americana de Dor Orofacial (AAOP). Na hora pensei: quem dera se todos tivessem acesso a esta entrevista… 
Cheguei em Bauru e logo mandei um whastapp a Daniela, contando sobre o episódio e indicando para ela ouvir. Mas, nem precisou, ela também tinha ouvido e estava empolgada com o conteúdo. Nem preciso dizer que naquele momento surgiu a ideia de gravar e restava fazer o convite ao Fernando.
Neste ponto tenho já que agradecer (e faço isso várias vezes no episódio) a Dyna Mara que intermediou o convite! Obrigada!!🙂
Sem mais delongas, vamos às apresentações:

  • Professor Doutor Fernando Exposto é instrutor clínico e pós Doc do Departamento de Odontologia e Saúde Oral da Universidade de Aarhus na Dinamarca, onde fez seu doutorado, e mestrado na Universidade de Copenhagen também na Dinamarca. Sua linha de pesquisa envolve cefaleias e dores musculares. Além disso, cursou residência em Dor Orofacial na Universidade de Kentucky, nos Estados Unidos.
  • Professora Doutora Daniela Godoi Gonçalves é professora da Faculdade de Odontologia de Araraquara – UNESP, onde ministra aulas nas Disciplinas de e Disfunção Temporomandibular, Dor Orofacial e Oclusão. Entre outras coisas, atualmente é a presidente do Grupo de Neurociências da Associação Internacional de Pesquisa Odontológica, a IADR.


Prof. Fernando Exposto e Profa. Daniela Godoi Gonçalves estarão no V Congresso Brasileiro de Dor Orofacial que acontecerá entre os dias 27 e 29 de maio de 2021. Inscrições pelo site: www.sbdof.com.br

Link para podcasts  da AAOP: https://bit.ly/3te4nJz

Link para alguns dos artigos do Prof. Fernando Exposto:

Conheça mais sobre o departamento de Dor Orofacial e Função Mandibular da Universidade de Aarhus, liderado pelo Prof. Peter Svensson, pelo link: https://dent.au.dk/en/about-the-department/sections/orofacial-pain-and-jaw-function/

Para ouvir o podcast procure em todos os agregadores de Podcast ou escute pelo Spotify clicando aqui.