Bruxismo e DTM na Pandemia

Hoje é 17/09/2020 e ainda vivemos tempos de pandemia. Eu juro que achei que este período ia durar uns 3 meses mas, 6 meses depois, mais de 100 mil pessoas mortas, ainda convivemos com a pandemia de Covid-19. Em todo este tempo uma nova rotina foi se instalando: máscaras, álcool gel, distanciamento social,  no instagram, aulas online.

Eu adquiri o hábito de praticar atividade física 3 vezes na semana, o que mudou muito minha disposição. Mas sei que fui exceção. A maioria das pessoas relataram ter reduzido ou parado suas atividades físicas, ter piora na qualidade do sono e níveis de ansiedade e estresse elevados, entre tantas consequências deste momento.

Em março a convite da professora Camila Megale Leite da Universidade Federal de Minas Gerais e do professor Paulo Conti do campus de Bauru da USP, participei da escrita de uma carta ao editor, publicada na revista JAOS da Faculdade de Odontologia de Bauru -USP, sobre o tema bruxismo, DTM e a pandemia. Naquele momento teorizávamos sobre as possíveis consequências que iriam afetar em os pacientes de nossa área, DTM e Dor Orofacial. As consequências do aumento no número de eventos de bruxismo já foram percebidos nas clínicas dos colegas dentistas e foi até manchete no jornal The New York Times.

Quase 6 meses depois do inicio da pandemia, recebi um convite da Liga de Dor orofacial da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto para fazer uma live exatamente sobre o tema. Aproveitei e extrai o áudio desta palestra para transformar neste programa do podcast!

Vou aproveitar e deixar o link dos artigos citados  na descrição deste programa.

Link para podcast no Spotify: http://bit.ly/bruxismocovid

Vídeo com a palestra completa no Youtube

Link para o vídeo desta palestra: http://bit.ly/bruxismoyoutube

Artigo “How psychosocial and economic impacts of COVID-19 pandemic can interfere on bruxism and temporomandibular disorders?” publicado na revista JAOS: https://bit.ly/covidbruxismo

Reportagem “A Dentist Sees More Cracked Teeth. What’s Going On?” publicada em 08/09/2020 no jornal The New York Times: https://nyti.ms/35eZ3Ny

Fale comigo:

⁃ Email: juliana.dentista@gmail.com

⁃ Instagram: http://www.instagram.com/dtmdororofacial

⁃ Twitter: http://www.twitter.com/dororofacial

⁃ Lista de transmissão no Whatsapp: http://bit.ly/julianadentista

Para ouvir: audio no podcast!

Um pensamento sobre “Bruxismo e DTM na Pandemia

  1. Adorei confirmar o que tenho visto demais ….fraturas e se tornar endo! Obrigada Ju Beijo pra vc

    Enviado do meu iPhone

    >

Os comentários estão desativados.