Olá!
Sexta feira ministrei novamente o curso Odontalgias não Odontogênicas na Imajon Cursos em Campinas e mais uma vez falei sobre a Neuralgia do Trigêmeo e como os clínicos confundem esta condição com dores odontogênicas, o que faz com que os pacientes sejam submetidos a tratamentos desnecessários.
O ideal é conhecer bem as características desta condição, como realizar o diagnóstico, não iniciar um tratamento odontológico sem ter certeza que é o indicado e quando reconhecer a Neuralgia do Trigêmeo em um paciente, encaminhar ao neurologista clínico. Não devemos esquecer que cerca de 14 a 20% dos casos são sintomáticos, ou seja, podem estar associados a outras condições como tumores.
Recentemente fui convidada pela querida professora Liete Zwir para escrever um texto sobre este assunto para a seção Cadernos da Sociedade Brasileira de DTM e Dor Orofacial (SBDOF). Para ler, clique aqui! Para quem quiser tem o PDF.
Obrigada Juliana….adoro reler artigos seus e renovar os conhecimentos que a equipe de voces sempre nos traz.
Parabéns, sucesso!
Beijo
Bia de Campinas
oi Juliana, boa tarde! A poucos meses atrás, participei de uma rodada de palestras sobre o tema em Manaus, onde moro e trabalho. Os palestrantes eram medicos (neurologistas) e dentistas. Dentro da classe odontologica, ainda há muita coisa sendo feita desnecessariamente por falta de diagnostico correto. Os “celebres “casos de pacientes que têm a hemiarcada com todos os dentes tratados endodonticamente , depois, começam as exodontias e for fim, alguns colocam implantes foram mostrados. E as boas informaçoes estao á disposicao de todos . Obrigada mais uma vez. beijo
parabéns e obrigado pelos ensinamentos transmitidos a todos nós amantes das DTMs.