ResearchGate: a rede social dos cientistas

Hoje a dica não é especificamente sobre Dor Orofacial. Mas é para aqueles que se interessam por pesquisa, metodologia ou artigos científicos. E não é publicidade paga… Quem dera! rs…

Com 5 milhões de usuários, incluindo 30 ganhadores de prêmio Nobel, o ResearchGate surgiu em 2008 como uma rede social criada por cientistas para cientistas. A missão desta rede social é tornar a ciência aberta e transparente, através do contato entre os pesquisadores e interessados para que possam descobrir, discutir e compartilhar seus achados científicos.

O mais bacana é poder conversar com pesquisadores do mundo todo, sanando suas dúvidas sobre a metodologia ou mesmo resultados não só de estudos que já foram realizados, como também de projetos de pesquisa e de estudos que não deram certo!

Além disso, muitos dos artigos científicos que gostaríamos de ler estão disponíveis na rede social. Caso não estejam, há a possibilidade de entrar em contato com o autor e solicitar o artigo completo. É uma alternativa bem interessante, não?

Muitos dos autores conhecidos no meio da Dor Orofacial estão por lá como os professores Gilles Lavigne, Frank Lobbezoo, Paulo Conti, Leonardo Bonjardim, Gary Heir, Daniela Godoi Gonçalves, entre tantos! Vale a pena segui-los. Assim que estes publicam algo, você recebe um email alertando. Descobri ótimos trabalhos assim.

Para quem deseja acessar: http://www.researchgate.net

Captura de Tela 2014-08-26 às 09.41.26