Site do mês

Para falar sobre o site deste mês, o site da Fibromyalgia Information Foundation é preciso contar uma historinha…

Tudo começou quando eu conheci uma fisioterapeuta, Edmara Salomão, que veio a se tornar uma das minhas melhores amigas. Estudiosa como ninguém, a Edmara queria se aprofundar nos estudos da DTM. Pois bem, nesta época eu já havia feito um curso de odontologia estética, um de pacientes especiais e trabalhava com odontopediatria. Sinceramente, sabia pouca coisa de DTM e quase nada de outras dores orofaciais (nem sabia o que era dor neuropática). Mas estudando com a Edmara peguei gosto pelo o assunto. Resolvemos então escrever alguns artigos de revisão de literatura (se bem que não me lembrode onde surgiu esta história). Destes estudos foram publicados dois artigos e ganhamos um prêmio (o TENS que tenho aqui, rs…).

Um belo dia, lá em 2003, estávamos pensando sobre o que escrever, o que estudar e a Edmara chegou relatando que percebia uma relação entre DTM e fibromialgia nas pacientes que atendia em sua clínica…

Fibro o que? Eu nunca tinha ouvido falar em fibromialgia. Mas lá fui eu pesquisar na internet (ainda discada), nos livros, na biblioteca da USP em Ribeirão Preto e esbocei uma revisão sobre este tema.

O Jorge von Zuben lembra bem do dia em que falamos pela primeira vez pelo telefone, eu “autoditada” (não ria Jorge), ele meu então futuro professor de especialização. O assunto foi fibromialgia X DTM. Prontamente leu meu texto que depois publicamos no extinto Jornal Brasileiro de ATM …

Nos momentos de pesquisa, onde o acesso a periódicos era difícil, este site me ajudou muito! Dr. Robert Bennett, um dos organizadores do site, tem artigos ótimos inseridos ali. Vale a pena dar uma olhada. Deste site o que mais gosto é da história da Frida Kahlo. Inicio toda a palestra em que falo sobre este assunto com este quadro. Prá mim os sintomas da fibromialgia estão descritos nele: dor difusa pelo corpo, cefaleia, fadiga, olheiras, depressão, rigidez, …

Acho que o único problema deste site é seu design, infelizmente muito antigo e confuso.

Para pacientes sugiro o site Fibromialgia.com.br, ótima fonte de consulta também.

A fibromialgia me acompanha agora (não, graças a Deus, não sofro disso). Meu TCC da especialização, artigo sobre Fibromialgia X Cefaleia, cursos, palestras e daqui uns dias, na minha defesa de mestrado, tá lá o tema.

A Edmara hoje é uma docente no SENAC, muito ocupada, o que faz com que não possamos conversar tanto sobre DTM. Mas de repente caiu a ficha: se não fosse por ela não estaria aqui escrevendo este blog! Obrigada amiga por tudo, viu?! 😉

Um pensamento sobre “Site do mês

  1. Ju, minha querida amiga, nada na vida acontece por acaso através da nossa amizade você conheceu a fibromialgia e eu a DTM.
    Obrigada pelas indicações profissionais, esclarecimentos de dúvidas e discussões de casos clínicos, aprendi e a cada dia aprendo muito com você.
    Sua iniciativa foi brilhante, a criação deste blog ajudará muitas pessoas e profissionais a conhecer mais sobre DTM.
    Em Julho estarei na sua defesa e vamos comemorar mais uma conquista na sua vida profissional.

    Obrigada e beijo enormeeeeeeeeeee!!!!!

Os comentários estão desativados.