#tbt Artigo publicado em 2015

tbt.001

Quinta feira passada no #tbt coloquei no instagram (segue lá @dtmdororofacial) um artigo que foi publicado em 2015 pelo Professor Yuri Costa com colaboração do professores André Porporatti, Leonardo Bonjardim e eu e sob orientação do Prof. Paulo Conti!

O trabalho trouxe evidências sobre o efeito do uso das placas oclusas em pacientes com DTM muscular. Foi um estudo clínico randomizado em que os participantes poderiam ser divididos em 2 grupos: orientações (o que incluiu educação, dieta livre de dor, controle de hábitos parafuncionais, termoterapia quente e auto massagem, higiene do sono, exercícios físicos) e orientações + uso de placa oclusal.

O que foi observado é que os dois grupos (terapias minimamente invasivas) apresentaram mudanças nos fatores psicossociais avaliados (sintomas de ansiedade, depressão e catastrofização após 5 meses de tratamento), entretanto, o uso da placa parece antecipar esta mudança, uma vez que ela aconteceu primeiro neste grupo.

O estudo traz indícios de que a terapia com placa oclusal é efetiva como uma intervenção comportamental mais do que ser um dispositivo puramente mecânico, e seus efeitos vão além dos localizados perifericamente.

Para quem quer ler o estudo todo, ele está aqui: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0003996915000291?via%3Dihub Acesso gratuito! 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s