Neuralgia do Trigêmeo – conceitos atuais

Olá!

Sexta feira ministrei novamente o curso Odontalgias não Odontogênicas na Imajon Cursos em Campinas e mais uma vez falei sobre a Neuralgia do Trigêmeo e como os clínicos confundem esta condição com dores odontogênicas, o que faz com que os pacientes sejam submetidos a tratamentos desnecessários.

nt.001

O ideal é conhecer bem as características desta condição, como realizar o diagnóstico, não iniciar um tratamento odontológico sem ter certeza que é o indicado e quando reconhecer a Neuralgia do Trigêmeo em um paciente, encaminhar ao neurologista clínico. Não devemos esquecer que cerca de 14 a 20% dos casos são sintomáticos, ou seja, podem estar associados a outras condições como tumores.

Recentemente fui convidada pela querida professora Liete Zwir para escrever um texto sobre este assunto para a seção Cadernos da Sociedade Brasileira de DTM e Dor Orofacial (SBDOF). Para ler, clique aqui! Para quem quiser tem o PDF.

Aproveite e leia também o  artigo com atualidades em conceitos sobre Neuralgia do Trigêmeo publicado na revista Neurology por Cruccu et al., 2016.

 

3 pensamentos sobre “Neuralgia do Trigêmeo – conceitos atuais

  1. Obrigada Juliana….adoro reler artigos seus e renovar os conhecimentos que a equipe de voces sempre nos traz.
    Parabéns, sucesso!
    Beijo
    Bia de Campinas

  2. oi Juliana, boa tarde! A poucos meses atrás, participei de uma rodada de palestras sobre o tema em Manaus, onde moro e trabalho. Os palestrantes eram medicos (neurologistas) e dentistas. Dentro da classe odontologica, ainda há muita coisa sendo feita desnecessariamente por falta de diagnostico correto. Os “celebres “casos de pacientes que têm a hemiarcada com todos os dentes tratados endodonticamente , depois, começam as exodontias e for fim, alguns colocam implantes foram mostrados. E as boas informaçoes estao á disposicao de todos . Obrigada mais uma vez. beijo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s